terça-feira, 26 de maio de 2009

Voto em Lista - Golpe adiado?

Hoje ouvi uma notícia de que nossos nobres "representantes" vão adiar para 2011 a discussão sobre o voto em lista.

O voto em lista é aquele voto em que o eleitor não escolhe seu representante, mas vota no partido que escolhe, segundo o número de votos recebidos, dentre uma lista de nomes, aqueles que o partido deseja que seja o representante do eleitor.

Nem no tempo do regime militar vimos um golpe desta magnitude contra a democracia no Brasil.

O eleitor tem o direito de escolher quem vai o representar nas diversas esferas legislativas e executivas.

Como é que o eleitor poderá cobrar do seu "representante" uma atuação de acordo com suas idéias se este "representante" não foi escolhido por ele?

O sistema mais justo é o do voto distrital, em que o eleitor escolhe o seu representante conforme o distrito em que reside. Este sistema aproxima mais o eleitor do representante e faz com que a vontade do povo seja exercida no legislativo e no executivo.

É impressionante que muitos deputados e senadores favoráveis a campanha das Diretas Já, hoje sejam favoráveis ao Voto em Lista, que é uma eleição indireta. O voto em lista é um retrocesso.

Se realmente esta discussão for adiada para 2011 teremos mais tempo para lutar pela preservação da democracia no Brasil. Isto não significa no entanto que a luta não deva começar já.

Devemos enviar nosso protesto às redações de jornais e revistas bem como aos parlamentares no Congresso Nacional. Se não agirmos já em breve estaremos lamentado a perda de nossa liberdade e de nosso Estado Democrático de Direito.

5 comentários:

Paulinho Apolonio disse...

Particularmente, acho isso um verdadeiro estupro a Democracia Brasileira!!
Com essa proposta "bandida", os governantes vão se lavar ainda mais com o erário e nós, contribuintes, vamos sem ter a quem reclamar.
Não ao voto em LISTA!
Abraços

Julio Augusto Toledo Veiga disse...

Fora o voto em lista.
Sou pelo voto distrital majoritário. Os mais votados são eleitos e ponto final.

RITA DE CASSIA disse...

Bom dia meu irmao em cristo...

nao entendo muito de politica
acho essa nossa democracia meio fraca....sabe porque?quando a coisa e do interresse deles(*politicos).
nos nao opinamos!

TRIBUNA-BRASIL.COM disse...

Laguardia, a famijerada lista não passa de blêfe. Jogaram o barro na parede, pra ver se pegava e ao mesmo tempo desi[viar a atençaõ do povo. Quem tem, tem medo. A prósima, é a candidatura de "MAROLINHA" À presidência da Petrobras. Valeum almoço? (rsrsrs);

Milanos disse...

Gente, isso é pura tapeação, ninguém quer mudar nada.Para mudar mesmo teria que haver um projeto de lei e uma PEC que definisse:
Voto só para maior de 21 anos
Quem tivesse renda própria cfe. declaração de IR do ano anterior a eleição.
Segundo grau completo.
Divisão territorial em Distritos eleitorais ( Mixtos)
Cada eleitor um voto (Acre deixaria de valer mais que Minas)
Sobras de votos só contaria dentro do partido ( não se estendendo aos coligados)
Se essas medidas fossem adotadas em 10 anos esse Pais seria totalmente diferente. Afinal tudo que está aí é o resultado de "eleições" - ,portanto diretamente relacionado com a qualidade dos votantes...