quinta-feira, 28 de maio de 2009

PAC ou PEC qual vai empacar?


Levantamento inédito realizado pelo Contas Abertas, com base nos relatórios estaduais divulgados pelo comitê gestor do programa, aponta que de um total de 10.914 empreendimentos distribuídos nas 27 unidades federativas do país, apenas 3% foram concluídos e 74% sequer saíram do papel nos dois primeiros anos do PAC. As informações englobam investimentos previstos pela União, empresas estatais e iniciativa privada - período 2007-2010 e pós 2010 - atualizados até dezembro de 2008.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje que a crise financeira mundial não prejudicará a execução das obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Fonte

O PAC é um grande engodo do governo federal. Uma grande mentira. Atesta a incompetência do governo em gerir obras da magnitude que gostaria.

Ou então é uma grande esperteza do governo que vai liberar todo o dinheiro que está retendo em obras do PAC este ano para libera-lo a partir de 2010 na tentativa de eleger sua candidata.

Alguns técnicos tem dito que o governo não tem competência para gerir estas obras.

Em caso de se confirmar o fracasso do PAC, assim como fracassou o Programa Primeiro Emprego, o Programa Fome Zero e tantos outros, Lula certamente jogará a culpa em alguém.

A saída para este embroglio já apareceu no Congresso Nacional hoje. Um projeto de reforma constitucional (PEC - Projeto de Emenda Constitucional, quase PAC) para o terceiro mandato.

Assim fica fácil jogar a culpa do fracasso do PAC na mãe e utilizar a PEC para se manter no poder.

Agora se o PAC e a PEC empacarem......

3 comentários:

Miguel disse...

No papel e na boca os criticos do governo constroe rapidamente obras que vão demorar anos para serem concluidas, exemplo: siderurgicas, obras de infra-estrutura, estradas, metrôs, etc, etc.
Quanta tolice, quanta babaquice, quanta falta do que fazer e do que falar, deste liberais bicudos.

Rogério disse...

O presidente Lula comparece, nesta sexta-feira (29), à inauguração de obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em Manguinhos, no Rio de de Janeiro. Em seguida, o presidente vai inaugurar obras do programa no Complexo do Alemão.

Laguardia disse...

De novo? Já é a segunda vez que o presidente inaugura as obras de Manguinhos e no Complexo do Alemão.

Quem diz que as obras estão atrasadas é o Contas Abertas com base nos relatórios do governo.