sábado, 9 de maio de 2009

Nosso dever de Exortar as Autoridades

Nós cristãos, que cremos em um único Deus, Deus de Abrahão Isac e Jacó, e que mandou seu Filho Unigênito para morrer por nós, dentre outras coisas temos o dever de alertar os nossos governantes quando se afastam dos ensinamentos de nosso Deus.

Voltando ao Velho Testamento, nos tempos do Profeta Eli e Samuel, encontramos a razão porque Deus destituiu a família de Eli do governo do povo de Israel e instituiu o governo nas mãos de Samuel.

1 Samuel 2
: 12 - 17

Eram, porém, os filhos de Eli filhos de Belial e não se importavam com o SENHOR; pois o costume daqueles sacerdotes com o povo era que, oferecendo alguém sacrifício, vinha o moço do sacerdote, estando-se cozendo a carne, com um garfo de três dentes na mão; e metia-o na caldeira, ou na panela, ou no tacho, ou na marmita, e tudo quanto o garfo tirava o sacerdote tomava para si; assim se fazia a todo o Israel que ia ali, a Siló.

Também, antes de se queimar a gordura, vinha o moço do sacerdote e dizia ao homem que sacrificava: Dá essa carne para assar ao sacerdote; porque não aceitará de ti carne cozida, senão crua.

Se o ofertante lhe respondia: Queime-se primeiro a gordura, e, depois, tomarás quanto quiseres, então, ele lhe dizia: Não, porém hás de ma dar agora; se não, tomá-la-ei à força.

Era, pois, mui grande o pecado destes moços perante o SENHOR, porquanto eles desprezavam a oferta do SENHOR

Qual a comparação que podemos fazer deste relato Bíblico com os dias de hoje?

As ofertas naquele tempo eram como os impostos nos dias de hoje. Parte era queimada a Deus como sacrifício. Parte era para a alimentação dos Sacerdotes, e grande parte para alimentar os necessitados do povo de Israel.

Hoje nossos impostos são para manter a máquina pública e para assistir o povo com Assistência a Saúde, Educação pública de boa qualidade, garantir a segurança pública, prover seguridade social, e outras atividades que o governo tem por obrigação desenvolver em benefício do povo.

Vemos por este texto que os filhos de Eli estavam se lixando para o povo. Apanhavam antecipadamente o que de melhor tinha sido oferecido e o povo que ficasse com as sobras.

Isto não agradou a Deus e por este pecado receberam o castigo devido.

Nossos governantes hoje não estão fazendo o mesmo? Não estão lançando mão dos impostos, vivendo nababescamente enquanto o povo fica sem assistência digna nos postos de saúde, a educação pública está sucateada, não existe segurança pública, até o Banco no subsolo do Quartel General das Forças Armadas em Brasília é assaltado, o aposentado recebe cada dia menos, e os nossos governantes estão cada dia mais ricos?

Não basta pedir a Deus que tenha misericórdia de nós. É necessário que exerçamos nossa cidadania para livrar o Brasil de uma vez por todas destes maus governantes.

2 comentários:

Professor Hariovaldo disse...

Logo de cara gostei deste blog quando li ao lado sobre uma CLÃ.

Mas uma vez derrotado o inimigo bolchevista, temos que compor um mecanismo afim de se expurgar essas aberturas que permitem a ascensão dos representantes dessa gente pobre e desqualificada tendo por regra que o voto caberá somente aos homens bons da nação ou aqueles por eles indicados, evitando-se assim qualquer distorção no sistema eleitoral como vemos agora.

carlos rico disse...

Caro,

Não sei se alguém que se diz cristão escreve o que você escreve,pensa o que você pensa.Digo-lhe que sou arreligioso,mas tenho certeza que por maior que seja minha ignorância e auto-marginalização religiosas,entendo a essência do cristianismo.Dos ínfimos conhecimentos que tenho da Biblia cristã,guardo o central e primordial para qualquer vida sobre a terra que entende Cristo:

"Amai o próximo como a ti mesmo"

Vejo sua luta pela moral,ética,e liberdade e democracia,justa e relevante.Mas não enxereguei o cristianismo até agora.Não vi brados pela justiça humana e social.

Para finalizar,eu só entendo uma coisa:

Lutero e Calvin,não disseram aquilo que você entendeu.