sexta-feira, 29 de maio de 2009

A Voz do Leitor

Blogger Wagner disse...

Nada mais atual:


"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu.

Como não sou judeu, não me incomodei.

No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista.

Como não sou comunista, não me incomodei.

No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico.

Como não sou católico, não me incomodei.

No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."

Martin Niemöller, 1933

Quem foi o Rev. Martin Niemöller - Junto com o Rev. Dietrich Bonhöffer a Bekennende Kirche (Igreja Engajada) em 1934.

Em Abril de 1943 Dietrich Bonhöffer foi preso por ajudar judeus a fugirem para a Suíça. Levado de uma prisão para outra, em 9 de Abril de 1945, três semanas antes que as tropas aliadas libertassem o campo, foi enforcado, junto com seu irmão Klaus, e cunhados Hans von Dohnanyi e Rüdiger Schleicher.

A Igreja Engajada recusou obediência à direção oficial da Igreja Evangélica, tornando-se um importante centro de resistência Protestante ao regime Nazista.
Hitler enviou o pastor como seu "prisioneiro pessoal" para um campo de concentração. Até o fim da guerra, durante mais de sete anos, Martin Niemöller permaneceu preso – inicialmente, no campo de concentração de Sachsenhausen, depois no de Dachau.

Se não resistirmos já a tentativa de implantação de uma ditadura de esquerda no Brasil em breve estaremos lamentando a perda de nossa liberdade.

Nenhum comentário: