sexta-feira, 1 de maio de 2009

Redescobrindo os valores perdidos

Li uma postagem no blog http://olharcristao.blogspot.com/2009/04/redescobrindo-valores-perdidos.html, que tem todo haver com o meu posta anterior, o comentário de Lula sobre as passagens aéreas dos deputados e nossa reação com relação aos desmandos que tem acontecido em nosso país.

A integra do sermão de Martin Luther King pode ser lida no endereço indicado. Vou publicar apenas alguns trechos que considero mais pertinentes.

"Eu quero que vocês meditem comigo nesta manhã sobre este tema: Redescobrindo os valores perdidos. Redescobrindo os valores perdidos. Há algo errado com o nosso mundo. Alguma coisa fudamental e basicamente errada. Eu creio que nós não precisamos olhar muito longe para enxergar isto. Estou certo que a maioria de vocês concordaria comigo em fazer esta afirmação. E quando paramos para analisar a causa dos males de nosso mundo, muitas coisas nos vêm à mente.

Eu penso que nós temos que olhar mais profundamente o que temos feito para encontrar a real causa dos problemas humanos e dos males deste mundo de hoje. E se nós queremos mesmo encontrar teremos que olhar dentro dos corações e da almas dos homens.

Meus amigos, tudo que eu estou tentando dizer é que se nós queremos seguir em frente hoje, temos que voltar para reencontrar alguns poderosos e preciosos valores que deixamos para trás. É o único caminho que nós seríamos capazes para fazer de nosso um mundo um mundo melhor, e para fazer deste mundo o que Deus quer que ele seja com um significado e propósito real. A única maneira que nós podemos fazer é voltar, para redescobrir os valores mais preciosos e poderosos que deixamos para trás

O primeiro princípio de valor que nós necessitamos redescobrir é este: que toda realidade depende de fundamentos morais. Em outras palavras, que este é um universo moral, e que há leis morais suportando o universo tanto quanto leis físicas.

A primeira coisa que nós adotamos neste mundo moderno é uma espécie de relativismo ético. Eu não estou tentando usar um palavrão aqui, estou tentando dizer algo muito concreto. E isto é o que temos aceitado a atitude de que o certo e o errado são meramente relativos para nossas convicções Grande parte das pessoas não podem defender suas convicções, porque a maioria pode não estar fazendo isto. Veja, se a maioria não está fazendo isto, então nós devemos estar errados. E desde que tomo mundo esteja fazendo isto, isto deve ser o certo. Uma espécie de interpretação numérica do que é o certo.

A outra coisa é que temos adotado uma espécie de teste pragmático para o certo e errado – aquilo que funcionar é o “certo”. Se funcionar, está jóia. Nada está errado, a não ser aquilo que não funciona. Se você não foi apanhado, é o certo. Esta é a atitude, não é? Tudo bem, em desobedecer os Dez Mandamentos, mas apenas não desobedeça o décimo primeiro: Não se deixe apanhar! Esta é a atitude. A atitude prevalecente em nossa cultura. Não importa o que você faça, apenas o faça com um pouquinho de classe. Sabe, o tipo de atitude da sobrevivência do mais esperto. Não a sobrevivência Darwiniana do mais apto, mas a sobrevivência do mais liso, o mais esperto – é aquele que está certo. É muito bom mentir, se mentir com dignidade. Tudo bem em furtar, em roubar e extorquir, mas o faça com um pouquinho de finesse. E até é muito bom odiar, mas vista seu ódio apenas com trajes de amor e faça transparecer que você esteja amando, quando você está odiando de fato. Apenas vire-se! É assim que é o certo segundo esta nova ética.

Meus amigos, esta atitude está destruindo a alma de nossa cultura. Está destruindo nossa nação. Aquilo que nós necessitamos nos dias de hoje é um grupo de homens e mulheres que queiram defender o certo e resistir ao errado, onde quer que for. Um grupo de pessoas que precisam vir para ver que algumas coisas estão erradas, mesmo se eles nunca são pegos. E algumas coisas são certas, mesmo que ninguém veja você fazendo ou não.

Que o nosso mundo depende de uma fundação moral. Deus o fez assim. Deus fez o universo para ser baseado em uma lei moral. Se o homem desobedecê-la, está se revoltando contra Deus. Isto é tudo o que precisamos no mundo de hoje: pessoas que sustenham o certo e a bondade.

Há algo neste universo que justifica o escritor bíblico ao dizer: Você ceifará aquilo que plantar” Esta é uma lei de sustentação universal. Este é um universo moral. Ele depende de fundações morais. Se nós queremos fazer disso um mundo melhor, temos que voltar e redescobrir os valores preciosos que deixamos para trás.

Nós temos que voltar e redescobrir o princípio que há um Deus por trás do processo nós....... devemos lembrar que é possível afirmar a existência de Deus com nossos lábios, e negar sua existência com nossas vidas!

Com estes textos extraídos do sermão de Martin Luther King, quero voltar a afirmar que os princípios éticos e morais não podem nunca ser abandonados.


2 comentários:

ZEPOVO disse...

Um homem de coragem, lutador que recebeu o Nobel da Paz por sua luta pacífica contra o racismo nos EUA.
Seus discursos são manuais para os cidadãos de qualquer cor ou nacionalidade.
Mas não bastou para evitar perseguições e injustiças contra sua pessoa até o assasinato cruel e mal explicado até hoje.
A exuberante nação, capitalista, democrática e poderosa, onde negros eram impedidos de votar até 50 anos atrás é bastante cruel com seus filhos bem intencionados...

Laguardia disse...

Há 50 anos atrás os negro já votavam nos Estados Unidos. Aliás, desde o fim da Guerra Civil e amtes disto nos estados no norte eles já votavam.

O assasinato de Martin Luther King deu um novo impulso a campanha contra a discriminação racial.

Hoje esle tem um presidente negro. O Brasil ainda não.

O governo Lula ao estabelecer cotas raciais e sociais implanta no Brasil uma política de segregação racial, e através de culpar branco de olhos azuis como os responsáveis pela crise econômica acirra uma disparidade racial nunca antes existida no Brasil.

Estudar um pouco de história universal não doi nem ocupa espaço e só faz bem.