domingo, 6 de junho de 2010

Privatização Já!

No ato que a FUP (Federação Única dos Petroleiros) declarou abertamente apoio à eleição de Dilma Rousseff (PT), na tarde desta sexta-feira, os tucanos foram alvos da acusação de que pretendiam vender a Petrobras. Fonte: Folha Online

Falar em vender a Petrobrás não é acusação, é elogio!

Infelizmente para nós brasileiros, que pagamos muito caro pelo combustível que consumimos, não é verdade o que o PT diz. O PSDB, partido de esquerda como o PT, não tem a mínima intenção de privatizar a Petrobrás.

Temos memória muito curta por isto não nos lembramos dos benefícios da privatização para a telefonia fixa e móvel no Brasil. No tempo das teles estatais esperava-se cinco anos na fila pagando uma fortuna num dos planos de expansão para se conseguir um telefone.

Hoje não há um brasileiro que não tenha pelo menos um celular pré pago. A privatização das teles democratizou a telefonia no Brasil.

Não é função do governo administrar postos de gasolina, bancos e hotéis.

A função do governo é cuidar do bem estar social do povo, o que está devendo há muito tempo.

A Petrobrás e outras estatais só servem de cabide de emprego para políticos incompetentes e desonestos. Basta ver que os custos de extração de petróleo aumentaram mais de 200% durante a era Lula.

O PT teme a privatização da Petrobrás pois se isto acontecer acaba uma valiosa fonte de recursos não contabilizados para o partido e para as contas bancárias de seus dirigentes no exterior.

Contratos superfaturados são uma especialidade da Petrobrás.

PRIVATIZAÇÃO JÁ!!!!

4 comentários:

Anônimo disse...

Sinceramente, o senhor chegou no fundo do poço. É incrível, o senhor conseguiu! Seu blog é anti-patriota, é lamentável, digno de pena!

Mas nunca é tarde para procurar a luz da consciência interior meu caro. Desejo melhoras a ti!

Ricardo Froes disse...

Nós, brasileiros, desde pequenos, somos vítimas de uma espécie de lavagem cerebral, um estranho sentimento patriótico cujo objetivo é fazer que cresçamos e vivamos com a ideia fixa que a Petrobras é um símbolo nacional, tão importante quanto a bandeira o hino, as armas e o selo, que deve ter o nosso respeito e adoração.

“O petróleo é nosso”, campanha nascida em 1946, logo após a deposição de Getúlio Vargas, o ditador que praticamente decretou que o Brasil não tinha petróleo, tomou corpo e, em 1953, Getúlio, desta feita por livre e espontânea pressão, assinou o decreto que permitiu a criação da Petrobras.

Aí cabem duas observações. A primeira é sobre a própria eleição de Vargas em 1950, cinco anos após ele ter sido forçado a abandonar seus mais de quinze anos de ditadura, que já mostrava a total falta de aptidão e raciocínio do brasileiro para escolher seus governantes.

A segunda é a inexplicável idolatria a esse homem, que ainda hoje povoa as cabecinhas dos herdeiros das viúvas do ditador que, longe de ser o governante “bonzinho” e empreendedor que elas louvam como deus, era um fascistazinho tupiniquim centralizador que censurava a imprensa, fechava o Congresso quando bem entendia, determinou a recusa do visto de entrada no país a pessoas de origem judaica, declarou estado de sítio em fins de 1935, seguido pela declaração de estado de guerra no ano seguinte, em que todos os direitos civis foram suspensos e todos aqueles considerados “ameaças à paz nacional” - os comunistas - passaram a ser perseguidos, presos torturados e mortos, entre outras barbaridades.

Mas, apesar de tudo isso, como tudo que emanava do “velho” era considerado objeto sagrado, a Petrobras virou um totem e, a partir de 1954, passou a ser idolatrada.

Daí em diante todo mundo sabe o que aconteceu. Dada à sua “imexibilidade” a Petrobras começou a crescer, ou por outra, inchar, enquanto sua produção de petróleo era medida em gotas. Em 1954, a produção foi de 2,7 mil barris por dia e se arrastou até 1974, com a descoberta de petróleo na Bacia de Campos.

Apesar disso foi na década de 70 que se “descobriu” também que os funcionários da Petrobras apresentavam uma produtividade 25% inferior à média registrada na indústria brasileira, taxa que deve vigorar até hoje, se não estiver pior, porque apesar da empresa produzir por volta de dois milhões e meio de barris por dia (contando a produção no exterior), ela tem (ou tinha em 2009) 75 mil funcionários concursados e, pasmem, 190 mil terceirizados, ou seja, menos de 10 barris/dia por por empregado enquanto na Saudi Aramco com seus 54 mil funcionários que dão conta de 12 milhões de barris por dia, a média é de 222 barris/dia por empregado.

Mesmo se levando em conta as maiores dificuldades de extração que o nosso “totem” possa ter, pode se notar que ele joga dinheiro no lixo aos borbotões. Isso em material humano vagabundo, sem contar com sangria desatada que o governo faz nos cofres da Petrobras a troco de bancar campanhas, publicidades e convescotes para si, sem dar a mínima bola para os seus outros quase 500 mil acionistas.

Por essas e outras é que a Petrobras será sempre inviável economicamente enquanto for controlada pelo Estado. Nenhum governo, mesmo aquele que não se confunde com o Estado, tem uma capacidade administrativa que possa se sobrepor aos enormes interesses políticos que gravitam em torno de uma empresa desse porte.

Eu gostaria muito de poder acreditar e, mais ainda, de ver concretizadas as mentiras que os petralhas soltam, dando conta que Serrra, se eleito, irá privatizar a Petrossauro. Doce ilusão: ainda não nasceu o presidente que tenha peito para prestar esse favor à Nação.

Acima de mim, o comentário de um jovem que não me deixa mentir: deve ser neto de alguma viúva do Getúlio.

Marc disse...

Infelizmente nessepaíz ser patriota é encher a pança de cerveja nos jogos da seleção, agitando essa pobre bandeira que já teve dias melhores; quando essa chusma vai se dar conta que petróleo é negócio para empresas privadas, que pagam impostos,( a Petrossauro não paga más cobra).
Taí a telefonia como exemplo.
Quando o paquiderme estatal vai acordar e perceber que suas funções são escola, saúde e segurança?
E não encher malas, cuecas e meias de um dinheiro que deveria estar servindo ao povo brasileiro e não a estatais incompetentes e políticos mentirosos.

Anônimo disse...

"o petróleo é nosso" !!!!! Eu acho muito engraçado as pessoas saírem por aí falando uma besteira dessa, eu não tenho nunca tive e com certeza nunca terei uma gota de petróleo e tenho certeza que nenhum brasileiro nunca terá a não ser a quadrilha que está no poder, esses sim colocarão 200 milhões de pessoas para comprar combustível a preços exorbitantes para financiar a corrupção.Privatização já.