quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

A Visão do Leitor

Anônimo Anônimo disse...
   
  • Primeiramente devo dizer que aceito o Feedback e tenho uma razão para adotar a linha atual de comentários no Blog. Inicialmente, para que os demais leitores saibam do que estamos falando, reproduzo a seguir o primeiro parágrafo do artigo indicado pelo anônimo:   
   
  • Quando eu ingressei como redator na editoria de assuntos internacionais da Folha de S.Paulo, um colega veterano me ensinou como se fazia para definir quais, entre as centenas de notícias que recebíamos diariamente, seriam merecedoras de destaque no jornal do dia seguinte. “É só olhar os telegramas das agências e ver o que elas acham mais importante”, sentenciou. Pragmático, ele adotava esse método como um meio seguro de evitar que o noticiário da Folha destoasse dos jornais concorrentes, os quais, por sua vez, se comportavam do mesmo modo. Na realidade, portanto, quem pautava a cobertura internacional da imprensa brasileira era um restrito grupo de três agência noticiosas — Reuters, Associated Press e United Press International, todas afinadíssimas com as prioridades geopolíticas dos Estados Unidos". 
   
  • Minhas razões para utilizar o método de colocar uma notícia, concordo que na maioria das vezes da Folha, Estadão, Veja, Globo, Band, Super Notícia, é que não sou jornalista. Isto não é desculpa, eu sei, mas não tenho, como se diz na gíria, as manhas, de ir em busca da notícia.   
     
  • Como meu interesse não é noticiar ou dar um furo de reportagem e sim o de mostrar ao leitor que no Brasil precisamos dar mais valor as questões de ética, de moral, de honestidade e transparência, são nestes órgãos de imprensa que vou encontrar notícias para comentar.     
   
  • Vez por outra comento minhas próprias idéias tendo como base a minha experiência.Visito também os noticiários de Carta Capital e os Blogs da situação mas na maioria das vezes o que eles publicam são justificativas do porque o governo age desta ou daquela maneira.      
   
  • Os órgãos de imprensa que utilizo em meus comentários têm publicado notícias de corrupção que envolvem políticos tanto do governo como da oposição. Tenho comentado deslizes de políticos da oposição neste espaço.      
   
  • Feitas estas considerações, agradeço o feed back, ficou registrado e convido a que mais leitores também me enviem feed back. Através destes comentários poderei ou não rever minhas posições e fazer o que mais quero, ser mais bem informado e ter mais embasamento em minhas convicções.  

Um comentário:

José de Araújo Madeiro disse...

Laguardia,

Não temos pretensões de concorrer com a imprensa; somos apenas cidadãos, pagando nossos impostos através das nossas atividades profissionais e assim tencionamos permanecer.

Sem convivência neste ramo, a de jornalista, enfrentamos esta adversidade que nos foi imposta, a de postado no bom combate por omissão da própria imprensa, diante do descalabro da Gestão da Coisa Pública e dos Riscos que ainda corre o Estado Democrático Brasileiro, diante do Projeto de Poder do PT e desta conjuntura tão nefasta da América Latina.

Mas, eu, particularmente, que não sendo jornalista e que não tenha pretensões de sê-lo, embora já esteja ficando repetitivo e até de sacos cheios, procuro fazer a parte que me toca, há uns cinco anos; lutando em defesa daquilo que tenho como princípios e como dever de cidadão. Se vejo a imprensa sempre omissa, com raras exceções.

Todavia sempre desejando e esperando que imprensa brasileira não seja venal e comprometida com o Status Quo, mas que cumpra também o seu devido e ressonante papel.

Att. Madeiro