terça-feira, 9 de junho de 2009

Fatos e Dados da Petrobrás


Nem 1.500 funcionários da Petrobrás dedicados ao Blog em defesa da empresa e preocupados em atacara a imprensa livre e democrática conseguem fazer o trabalho com competência. Leiam mais aqui

3 comentários:

MOMENTOBRASILCOM.COM disse...

Meu nobre Laguardia: O ataque à imprensa é relativo. A busca pela informação em primeira mão ou o 'furo de reportagem" método para mim ultrapassado,é a causa do descontentamento. O módus operandis" do blog, não privilegia ninguem.(isto causa descontentamentos).Agora,é necessário esclarecer se, todas as perguntas feitas pela imprensa, serão divulgadas. Cabe ao meio de comunicação que não tiver sua pergunta divulgada, DENUNCIAR. Abrcs, Roy Lacerda.

Laguardia disse...

Prezado Roy Lacerda

É claro que não sou um órgão de imprensa. Sou um mero cidadão. A Petrobrás se dispõe a abrir um diáologo com a sociedade.

Na minha modesta opinião não é só a imprensa que é a sociedade.

O cidadão comum também o é.

Por que motivo então a empresa só publica mensagens de apoio, com poucas exceções, e modera perguntas que não lhe interessa responder?

Acredito na imprensa livre. E imprensa livre significa que vou ler o que gosto e o que não gosto. Esta é a regra do jogo democrático.

Ramon disse...

Não procede a reclamação da ANJ, de que a Petrobras teria rompido algum compromisso de confidencialidade entre a fonte e o veículo de imprensa. Esse compromisso nunca existiu. O que existe é o princípio de resguardo da fonte por parte de jornalistas. Não existe dever subjetivo da fonte de resguardar o jornalista. As fontes não estão presas à confidencialidade que a ANJ menciona.

Qualquer pessoa que já tenha sido fonte da imprensa sabe que entre o que se informa (por declaração, por escrito ou num relatório formal) a um jornalista e aquilo que sai publicado vai uma distância. Quando o repórter é um profissional correto, e quando o veículo em que trabalha também é, essa distância é geralmente pouco relevante. No entanto, em particular na imprensa escrita e nos noticiários da televisão, o processo de edição, em que se corta muito do que a fonte informou, pode levar a citações fora de contexto ou incompletas. (Já quando jornalista e/ou veículo são desonestos, o que sai publicado é qualquer coisa.) Assim, de modo a resguardar aquilo que se informou à imprensa, a iniciativa de publicar perguntas e respostas pode contribuir para a melhoria das práticas profissionais da área.