segunda-feira, 29 de junho de 2009

A origem da Crise em Honduras

Em uma democracia, o governo é do povo, para o povo e pelo povo.

O que é que isto significa? Do povo significa que todos os governantes são eleitos pelo povo. Portanto o chefe do executivo, o presidente da república, e os representantes do legislativo, são eleitos pelo povo.

As ações do governo visam o favorecimento do povo e não de uma classe, seja uma classe social ou uma classe privilegiada de governantes.

O ex presidente de Honduras foi eleito pelo povo, assim como os representantes do Congresso hondurenho.

O Presidente Manuel Zelaya, propôs um referendo para se mudar a Constituição do país. Esta proposta, não foi aprovada pelo Congresso nacional nem pela Suprema Corte de Honduras.

Desafiando a decisão dos dois outros poderes da nação Zelaya decidiu fazer o referendo por conta própria, quebrando assim o juramento que havia feito de respeitar a Constituição e as leis do país, bem como as decisões judiciais.

Ordenou que as Forças Armadas fizessem a distribuição da urnas para o pleito. O comandante das Forças Armadas se recusou a desobedecer as leis que regem seu país.

Zelaya então ordenou que seus seguidores tomassem as urnas que estavam em poder do exército hondurenho e fizessem a distribuição das mesmas para a realização do Plebiscito ao arrepio da lei e das decisões do legislativo e do judiciário.

Esta é uma atitude típica dos caudilhos latino americanos. Acreditar que eles sozinhos representam a democracia.

Em consequência de seus atos, Zelaya foi preso e o Congresso o destituiu do poder, nomeando o presidente daquela casa para cumprir o restante do mandato de Zelaya, até 27 de janeiro de 2010.

Na verdade, o que aconteceu foi que o Congresso Hondurenho abortou o golpe de estado que estava sendo tramado por Manuel Zelaya.

Esta foi uma ação corajosa do Congresso Hondurenho, que em geral não se vê nos demais Congressos eleitos pelo povo em nosso continente.

Fonte: Estadão
Leia também, em espanhol, a cronologia da crise em em Honduras

2 comentários:

Stenio Guilherme Vernasque da Silva disse...

Devemos aplaudir e nos espelhar no povo hondurenho!
Por mais que os discípulos de Chavez espernearem, foi reconquistado o Estado de Direito.
O presidente não pode rasgar a CF como bem entende (qquer semelhança com nosso faraó , o perpétuo).
Viva o povo Hondurenho. Força para manterem a decisão sem apoio externo.

Cachorro Louco disse...

Laguardia : o mal de tudo isso é que o amigo do "o cara",o Obama está falando bobagens e mentrevistas ,defendendo o presidente deposto.Isto vai representar um problema a mais para o povo hondurenho Como eu sou um macaco muito velho,pois já vi e vivi muitas coisas posso assegurar que ,ao longo da história ,o grande império do norte sempre apoiou as ditaduras latino-americanas .Ê muito mais fácil negociar com um ditador de plantão do que com um congresso que realmente represente o povo de um país Abraços