domingo, 7 de junho de 2009

A Visão do Leitor

Anônimo disse...

Laguardia, você como profissional de RH acredita sinceramente que uma empresa desse porte pode realmente responder a qualquer pessoa (e olha que somos muitos milhões) sobre todos esses detalhes da rotina da empresa? Se a empresa NÂO responder à algum jornalista ou à CPI, isso certamente se constituiria como uma grave falta de transparência. Mas se ela responder a todas as tuas perguntas (e por conseguinte de todos os milhões de curiosos) nesse nível de detalhe, isso se constituiria como irresponsabilidade e falta do que fazer.

Prezado anônimo.

Como profissional de RH a primeira coisa que eu aprendi é que a empresa deve tratar as partes interessadas, ou seja seus funcionários, sócios, clientes, fornecedores, autoridades governamentais, e a população em geral com respeito e dignidade.

Quando se propõe a uma ação, seja para qual setor for, ela deve estar preparada para cumprir a o que se propões, do contrário ela não estará sendo honesta nem trabalhando com transparência e vai trazer para si uma imagem negativa.

O Blog da Petrobrás se propões a dialogar com a sociedade, isto é eu e você e os milhões de interessados, pois somos, como o governo gosta de dizer, donos da Petrobrás, já que a Petrobrás e nossa e deveria ser um patrimônio do povo brasileiro. Portanto ao fazer o Blog deveria ter se aparelhado para responder a milhões de pessoas ou então não prometer o diálogo com a sociedade como fez.

Ao publicar em seu blog elogios a empresa vindos de todos os membros da sociedade indistintamente e moderando as críticas, a empresa não está agindo com honestidade e transparência, o que já é um sinal negativo.

Se ela abriu um blog de diálogo com a sociedade ela deveria ter se preparado para isto.

Se o propósito era só para responder a questões levantadas por parte da sociedade, como a imprensa por exemplo, a via de comunicação não deveria ser um blog aberto a comentários de todos. Talvez apenas um site onde pudéssemos ler às questões levantadas pela imprensa e as resposta da Petrobrás sem a possibilidade de comentários.

A empresa não fez isto. Cometeu um desrespeito para com a população, ainda mais que só publica os elogios, que não tem nada a haver com o site, e modera as perguntas e críticas que não quer o não pode responder.

Agindo como está a empresa está demonstrando desrespeito para como a sociedade e sendo irresponsável.


Um comentário:

Reclamão disse...

Laguardiia:
Você como profissional de recursos humanos, conhece alguma empresa no Brasil que tenha um corpo de 650 advogados e gasta 180 milhões de reais em consultoria externa?
Se conhecer, me informe por favor.
Veja aí a fonte.
Abraços.
Reclamão.

Enviado por Ricardo Noblat - 7.6.2009| 3h43m
deu na folha de s.paulo
Petrobras gasta R$ 180 mi com advogados

Contratação sem licitação de serviços de advocacia ocorreu 1998 e 2009; estatal, que tem 650 advogados, diz que custo está caindo

Empresa também injetou R$ 3,5 mi no patrocínio de eventos e publicações para entidades ligadas a juízes, advogados e promotores

De Rubens Valente e Ana Flor:

Entre 1998 e 2009, a Petrobras assinou contratos de pelo menos R$ 180 milhões sem licitação com serviços externos de advocacia -apesar de ter um time de 650 advogados.

Os números foram fornecidos, a pedido da Folha, pela assessoria de comunicação da Petrobras. Segundo a empresa, os gastos vêm caindo desde 2008.

As contratações de advogados incluem a realização de pareceres por ex-ministros de cortes superiores, como Edson Vidigal, ex-presidente do STJ (Superior Tribunal de Justiça), que recebeu R$ 320 mil por dois pareceres, em 2007 e em 2008, sobre assuntos relacionados a servidores públicos.

"Muitas empresas, mesmo com setor jurídico próprio, em alguma situação específica, encomendam pareceres ou contratam escritórios. Meu escritório trabalha para outras empresas em São Paulo que têm departamento jurídico próprio. É normal, é legal, não é aético nem imoral", disse Vidigal.

Na área de patrocínios, a empresa, que é alvo de CPI no Senado, injetou R$ 3,5 milhões em apoios a publicações e eventos para algumas das mais importantes entidades representativas de juízes, advogados e promotores de Justiça.

A maior parte dos recursos foi destinada a entidades relacionadas a juízes federais e trabalhistas, com R$ 2,13 milhões. Para entidades ligadas a promotores de Justiça, destinou R$ 830 mil. Assinante do jornal leia mais em: Petrobras gasta R$ 180 mi com advogados