
Como profissional de RH a primeira coisa que eu aprendi é que a empresa deve tratar as partes interessadas, ou seja seus funcionários, sócios, clientes, fornecedores, autoridades governamentais, e a população em geral com respeito e dignidade.
Quando se propõe a uma ação, seja para qual setor for, ela deve estar preparada para cumprir a o que se propões, do contrário ela não estará sendo honesta nem trabalhando com transparência e vai trazer para si uma imagem negativa.
O Blog da Petrobrás se propões a dialogar com a sociedade, isto é eu e você e os milhões de interessados, pois somos, como o governo gosta de dizer, donos da Petrobrás, já que a Petrobrás e nossa e deveria ser um patrimônio do povo brasileiro. Portanto ao fazer o Blog deveria ter se aparelhado para responder a milhões de pessoas ou então não prometer o diálogo com a sociedade como fez.
Ao publicar em seu blog elogios a empresa vindos de todos os membros da sociedade indistintamente e moderando as críticas, a empresa não está agindo com honestidade e transparência, o que já é um sinal negativo.
Se ela abriu um blog de diálogo com a sociedade ela deveria ter se preparado para isto.
Se o propósito era só para responder a questões levantadas por parte da sociedade, como a imprensa por exemplo, a via de comunicação não deveria ser um blog aberto a comentários de todos. Talvez apenas um site onde pudéssemos ler às questões levantadas pela imprensa e as resposta da Petrobrás sem a possibilidade de comentários.
A empresa não fez isto. Cometeu um desrespeito para com a população, ainda mais que só publica os elogios, que não tem nada a haver com o site, e modera as perguntas e críticas que não quer o não pode responder.
Agindo como está a empresa está demonstrando desrespeito para como a sociedade e sendo irresponsável.
Laguardia, você como profissional de RH acredita sinceramente que uma empresa desse porte pode realmente responder a qualquer pessoa (e olha que somos muitos milhões) sobre todos esses detalhes da rotina da empresa? Se a empresa NÂO responder à algum jornalista ou à CPI, isso certamente se constituiria como uma grave falta de transparência. Mas se ela responder a todas as tuas perguntas (e por conseguinte de todos os milhões de curiosos) nesse nível de detalhe, isso se constituiria como irresponsabilidade e falta do que fazer.