terça-feira, 9 de junho de 2009

Porque sou a favor das Privatizações


Quem tem um pouco mais de idade assim como eu, deve se lembrar dos antigos Planos de Expansão das empresas estatais de telefonia fica.

Quantos de nós investimos uma fortuna em Planos de Expansão para termos um telefone fico em casa!

Quantos alugaram telefones ou viveram de renda de aluguel de telefones. Enquanto em outros países onde a telefonia era privada, um telefone era instalado em até 24 horas, aqui no Brasil levam-se anos para se obter uma linha.

E quando você precisava de fazer uma ligação interurbana? Ia-se ao centro da cidade, na Companhia Telefônica, fornecia o número que desejava chamar, recebia uma senha, e depois de horas de espera era chamado para uma cabine onde conseguia com muito custo falar. Parecia até atendimento do SUS.

Hoje com as privatizações das Teles, temos no Brasil 144 milhões de linhas de telefone celular, quase que uma linha por habitante.

O telefone fixo é instalado no mesmo dia ou no máximo em 24 horas com a vantagem de você poder escolher a operadora e o plano que mais lhe convém.

Uma empresa de prestação de serviços que não atende a população não pode existir.

As estatais funcionam como verdadeiros monopólios atendendo aos interesses dos governantes, moeda de troca. Cargos na estatal em troca de apoio político.

A Petrobrás é uma empresa lucrativa. Mas como dizia um professor de economia. O melhor negócio do mundo é uma empresa de Petróleo bem administrada e o segundo melhor é uma empresa de Petróleo mal administrada.

O governo Lula privatizou a Petrobrás. Só que em lugar de privatiza-la para o povo brasileiro, privatizou-a para o PT.

Só espero que esta CPI da Petrobrás seja séria e não um instrumento para se conseguir cargos e vantagens para um ou para outro partido. A esperança é a última que morre.

16 comentários:

BirdBardo Blogger disse...

Essa CPI vai ser enxovas, vai feder , mas vamos digerir... E quanto ao preço da telefonia atualmente não vi nada a respeito...

José de Araújo Madeiro disse...

Laguardia,

A respeito da Petrobras, fizemos comentários no Blog do Clausewitz.
Vamos repetí-los. A Petrobras, como empresa estatal faz parte do sonho brasileiro dos anos 50, sob o lema de ¨O Petróleo é nosso¨.
O está se tornando uma empresa onerosa para a nação, por ser um antro de corrupção e politicagens. No entanto ainda é a fonte de energia, não só barata, mas parque o parque industrial e outras atividades importantes do país dependem dele, inclusive a nossa defesa.
Mas precisamos privatizá-la, sobretudo por que são imperiosas as pesquisas de fontes de energia limpa, como biodiesel e a biomassa, tornando o petróleo como uma fonte ultrapassada. Então achamos mais prudente privatizá-la com ações de pequenas montas para brasileiros natos e naturalizados, sendo que 30% delas sejam passadas para FFAAm por questões internas de segurança nacional. Depois da CPI, pondo os petralhas para fora da sua administração. Mas vamos esperar o que pode acontecer com o inquérito tão trameado no Congresso Nacional.

Att.
Madeiro

CPI-BRASIL.COM disse...

Com todo o respeito que merecem os amigos,inclusive o José Araújo Madeiro, não concordo que a Petrobras seja um "elefante branco" para o governo. Bem ou mal administrada, darálucro sempre. Que o diga Hugo Chávez. Será que nacionalizou seu petroleo, à toa?

Laguardia disse...

Como eu disse no Post O melhor negócio do mundo é uma empresa de petróleo bem administrada e o segundo melhor é uma empresa de petróleo mal administrada.

A Petrobrás sendo uma empresa de Petróleo e ainda um monopólio estatal, não tem como dar errado.

Hugo Chaves nacionaliza as petrolíferas para poder ter em suas mãos ditatoriais o controle do petróleo que é a maior, se não a única fonte de reservas da Venezuela. O que não é o caso no Brasil.

CPI-BRASIL.COM disse...

Lagardiapara suas anotações: a Petrobras nãoé mais empresa estatal.38,8% Acionistas estrangeiros, 32,7% governo brasileiro, 7,2% BNDESPar e 21,3% pequenos e diversos investidores.Roy Lacerda.

Laguardia disse...

Roy

Verifique no site da empresa http://www2.petrobras.com.br/portal/frame_ri.asp?pagina=/ri/port/InformacoesAcionistas/ComposicaoCapitalSocial.asp e você verá que 55,7% das ações ordinárias (con direito a voto) pertencem ao governo federal, 1,9% destas ações ao BNDESPar, ADNR Nível 3 (não sei o que é isto) 26,6% FMP FGTS Petrobrás 3,7% Estrangeiros 3,6% e demais pessoas físicas e jurídicas 8,5%

É isto que transforma a Petrobrás em empresa estatal e não as Ações Preferenciais (sem direito a voto) ou o capital social

Pr.Valdivan Nascimento disse...

Caro Laguardia

Acredito que o que falta para as empresas estatais é melhor administração. Todas elas são rentáveis, bastante lucrativas. Respeito a sua opinião, mas não concordo com a idéia neoliberal de entregar nossas riquezas para o setor privado. A Vale do Rio Doce, vendida no governo FHC foi um péssimo exemplo de privatização. Foi vendida a preço de banana e hoje dá muito lucro, como aliás sempre deu. Concordo com você que há setores hoje que estão muito melhor na iniciatica privada, como a telefonia, porém isso não é regra.

Privatizar a Petrobrás? Nem pensem nisso. Acho que na verdade o que é necessário é que os partidos (oposição e situação) deixem de brigar entre si buscando defender seus próprios interesses e pensem mais no bem comum, no povo, na sociedade brasileira.

Laguardia disse...

Valdivan

Muito obrigado por seu comentário no Blog Brasil Liberdade e Democracia.

O caso da Vale do Rio Doce é mais uma das mentiras de que vive o governo Lula.

Pelo seu comentário percebo que você não sabe para quem foi vendida a Vale do Rio Doce.

A empresa foi comprada pela Valepar. A Valepar é uma empresa formada pela Previ, do Banco do Brasil e pela Petros da Petrobrás, com uma pequena participação do Bradesco e ações vendidas aos trabalhadores com recursos do FGTS.

Portanto, o controle da Vale é do Banco do Brasil, que por sua vez é do Governo Federal.

Como você pode ver se a Vale foi doada pelo governo, ela foi doada para o governo mesmo. Privatização fajuta.

As verdeadeiras privatizações que deram certo e serviram ao povo foram as privatizações das Telefonicas.

Você tinha conhecimento de quem comprou a Vale?

Gostaria de saber qual o seu argumento para que a Petrobrás não seja privatizada.

Merciasz disse...

O único problema das privatizações aqui no Brasil, é que trocou das mãos do Estado para as mãos do Privado.
Veja o que a DONA TELEFONICAA, faz em S.Paulo.
Ela comprou a TELESP e ponto.Nada moderniza, não atualiza sua infra estrutura, não investe...e nós pagamos a conta.

Laguardia disse...

Merciaz

Você é muito nova para se lembrar. Mesmo com todos os problemas da Telefônica, não é nem uma fração dos problemas que tinha a Telesp. No m;inimo 5 anos para adquirir uma linha e o preço mensal um absurdo. Isto quando o telefine funcionava

Pr.Valdivan Nascimento disse...

Realmente não conhecia essa história da Vale,mas me pergunto: por que então toda aquela encenação do governo FHC na época. Por que isso não foi divulgado.
A mentira então é deles.
Quanto á Petrobrás,caro irmão,acredito que precisamos preservar nossa riqueza. Se a Petrobrás desse prejuízo tudo bem, mas a realidade é justamente oposta.

Marllon Alves disse...

Tanto o capitalismo,como o socialismo são sistemas falhos e ineficazes.No que acredito é um equilíbrio entre os dois.Veja:O sitema capitalista estimula as pessoas a comprar,comprar a ponto dessas compras chegaram ao limite e quebrar o sistema.E quem salva esse sistema?O socialismo.O socialismo não estimula a economia,dando espaço para o capitalismo entrar em cena.

Quem entende do assunto,me responda por favor:Tem como haver equilíbrio entre capitalistas e socialistas?

Sandra Vargas Polastre disse...

Laguardia, vc está pensando como se na vida tudo fosse ou 8 ou 80 e não é por aí. Que privatizar Petrobrás, o que! Meu amigo pelo respeito que tenho por vc, como cidadão que luta pelo país como eu, não te dou uma resposta mal-criada, por Deus que se fosse outra pessoa vc ia ver a fera que me transformaria. Lógico que o Governo deve investir em fontes alternativas, somente Petróleo é arcaico e anti-natural já que mais destroi o planeta Terra que contribui, mas por enquanto é um mal necessário. Se a Petrobrás está um antro de corrupção o problema não é a Petrobrás, muito menos os funcionários concursados que lá trabalham. A culpa é desse infeliz governo que vejo indo de mal a pior. O mesmo vale para a Vale do Rio Doce, ela não está nas mãos do Banco do Brasil, se assim o fosse não morrerriam funcionários devido má conservação de carros de trilhos que levam minérios e muito menos a vida útil de um ser para trabalhar lá seria de 5 anos no máximo como está sendo...
Sobre as Teles solicito que leia um artigo no meu blog, é longo para por aqui, e muito rico para ser sintetizado:
http://brasilamoreterno.blogspot.com/2009/04/privatizacao-nao-e-solucao.html
Tenho certeza que vc irá rever seus conceitos.
Fique com Deus.

Laguardia disse...

Valdivan e Sandra

1. Sandra - O principal acionista da Vale é a Valepar, que é da Previ do Banco do Brasil Entre no site da Vale que lá estão definidos quais os acionistas. Alem do mais o governo é dono da Golden Share, que é uma ação que dá ao governo o poder de veto.

2. Valdivan. A ensenação por época do governo FHC foi contra a privatização pois haviam outros interessados em adquirir as ações da Vale do Rio Doce.

Se houve algo de errado com a privatização da Vale, por que é que após sete anos de governo Lula o Ministério da Justiça não abriu um processo contra alguma falcatrua havida? Há tres hipoteses a) não houve falcatrua b) o Ministério da Justiça atual é incompetente c) há conivência do governo Lula. Qual a sua opinião?

3. Sandra e Valdivan - Temos que quebrar paradigmas. Porque ficar brava com relação a privatização da Petrobrás? É isto que não entendo.

A verdadeira riqueza do Brasil não é o petróleo nem o minério nem outro bem natural. É o seu povo honesto e trabalhador.

Ninguém vai vir aqui com uma mangueira e sugar todo o petróleo e levar embora.

Quem explorar o petróleo ou o minério ou o que quer que seja, vai contratar brasileiros para trabalhar, vai pagar impostos, e conforme nossa constituição as riquezas do subsolo são de propriedade do Brasil que pode dar e retirar a conceção de lavra quando achar que isto deva ser feito.

Portanto precisamos acabar com esta neura de que privatização significa que o petróleo ou o minério não é nosso.

Além do mais nada é mais saudável do que uma boa concorrência.

4. Sandra para você ver, o Banco do Brasil é do governo e através da Previ controla a Vale. Como é que o governo pode fiscalizar-se a si próprio? É por isto que perdura a má conservação dos trilhos etc que você mencionou.

Mesmo a Petrobrás, quantos vazamentos e explosões por má conservação dos dutos ceifaram vidas inocentes? E a plataforma que afundouy levando vários funcionários para o fundo do mar? Quando é que aquele acidente ficou devidamente esclarecido?

Sandra Vargas Polastre disse...

Só faltou vc ler o link sobre as Teles, é bem esclarecedor...
Mas ainda estamos no mesmo pé, qual pírula vc prefere, tal como Matrix: azul ou vermelha?
Fique na paz.

Unknown disse...

laguardia, é o seguinte

creio que nem pagando aluguel de telefone como antigamente, gastava-se tanto com telefone ao final do mês como atuamente

sobre a empresa estatal telefônica não atender reclamações de seus clientes...... vc já tentou ligar pra uma companhia telefônica reclamando do serviço prestado?

e por último vou te largar uma bomba e pros demais amigos: as companhias telefônicas brasileiras tem dezenas de bilhões em dívidas ao consumidor no procon, etc e sabe oq vai acontecer? como não tem a mínima condição de pagar essas dívidas, não estão nem aí pq oq vai acontecer é que as empresas serão reestatizadas e não por vontade do governo e sim pq simplesmente não podem pagar as dívidas que eu citei

então o governo vai ter que se virar e tocar as empresas pra frente pois é um serviço público

então é isso mesmo que vcs estão pensando: compraram as empresas estatais a preço de banana, SUGARAM O CONSUMIDOR DE TODAS AS FORMAS POSSÍVEIS, vão pegar o dinheiro do lucro e largar a empresa mais quebrada do que antes no colo do governo (povo brasileiro)

...... e se bobear a dívida será absurdamente maior do que o valor que o governo recebeu com a sua privatização anterior.

A SOLUÇÃO NÃO É PRIVATIZAR
A SOLUÇÃO É DAR CARGOS TÉCNICOS E ACABAR COM O CABIDE DE EMPREGOS POLÍTICOS QUE SÃO AS COMPANHIAS ESTATAIS ATUALMENTE...... OLHEM O CASO DA EMBRAER (E NÃO, ELA NÃO É UMA EMRPESA PETROLÍFERO, É EMPRESA ESTATAL, COM TECNOLOGIA BRASILEIRO, EMPREGANDO BRASILEIRO CAPAZES, ORGULHO NACIONAL)