terça-feira, 9 de junho de 2009

Os 10 Requisitos Básicos de um Democrata

Atendendo a pedidos de BirdBardo Blogger listamos aqui os 10 requisitos básicos de um democrata, ou como diz o leitor de um " reaça", conforme a minha crença:

1. Amar a Deus sobre todas as coisas.

2. Amar ao próximo como a si mesmo, isto significa ter uma preocupação genuina com os demais seres humanos, principalmente os mais necessitados.

3. Acreditar na Justiça Social - Uma justiça social que não seja igualar todo mundo por baixo, significa que todos tem oportunidade de desenvolvimento com dignidade.

4. Lutar pela liberdade de expressão. Isto significa que todos têm o direito de expressar seus pensamentos mesmo que diferentes. Acredito que a diversidade de opiniões é que promove a democracia e a melhoria constante do sistema.

5. Crer que o capitalismo é o único sistema econômico que dignifica o ser humano. As pessoas são recompensadas de acordo com o seu esforço e empenho em conquistar seus objetivos.

6. Crer na diversidade política e partidária. Partido único não é democracia. Acreditar na alternância de poder, e isto significa alternância de programas de governo também para que uma maior abrangência de programas beneficiando a população seja possível.

7. Crer que a Constituição do país e as leis são para todos e não só para uma parte da população. Os crimes do colarinho branco e a falta de ética, honestidade e a corrupção no governo não podem ficar impunes. A justiça nestes casos deve ser ágil e rápida. Os governantes têm que ser o exemplo para o povo.

8. Crer que o governo não deve administrar empresas. O governo deve estar focado em regular empresas e fazer cumprir as leis. O governo deve ter o foco no bem estar do povo, prestando assistência a saúde digna de tal forma que o mesmo tratamento recebido por um Ministro de Estado, Senador ou Deputado seja também recebido pelo mais humilde trabalhador. O governo deve prover ao povo educação pública de qualidade em que o filho do presidente da república estude na mesma escola pública do filho do trabalhador mais humilde, sem necessidade de estabelecimento de cotas raciais, sociais ou seja lá quais forem. O governo tem que cuidar da Segurança pública e da Seguridade Social.

9. Crer que o cidadão tem o direito de ter seu pedaço de terra ou seu negócio próprio ou ser empregado seja lá o que for de acordo com a sua vontade.

10. Crer que o cidadão deve ser livre para se locomover para onde quiser, morar onde quiser, falar mal do governo o quanto quiser, votar da forma que bem entender, ser ele o responsável pela educação moral e religiosa de seus filhos e não o estado.

O Bem mais precioso do ser humano é a liberdade. Isto só a democracia pode prover. O socialismo castra e elimina a liberdade.

6 comentários:

Stenio Guilherme Vernasque da Silva disse...

onde assino?

Sandra Vargas Polastre disse...

5. Crer que o capitalismo é o único sistema econômico que dignifica o ser humano. As pessoas são recompensadas de acordo com o seu esforço e empenho em conquistar seus objetivos.
-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-
Que decepção ler isso de vc Laguardia, mas para que existe a liberdade de expressão, não é mesmo?
Pensar que ou vc é capitalista ou é socialista é pensar pequeno.
No sistema que acredito, creio que não inventaram um nome. Peter Drucker, pai da Administração e de quem sou fã devia tê-o inventado pois vivia esse sistema.
O sistema que acredito é aquele em que todos tem o básico e a partir de seus esforços e méritos irão crescendo. Quem sabe ainda não inventam um nome e o põem em prática?
No capitalismo a riqueza fica concentrada nas mãos de poucos e a maioria vive na miséria. Não há investimento em educação, quanto mais um povo burro mas silencioso ele é...
Não sou Capitalista, nem Socialista muito menos Democrata. O sistema que acredito o vi exibido em um seriado e descrito num livro,um sistema sem denominação mas sendo vivenciado no primeiro e explicado no segundo.
O seriado são todos da linha Star Trek e o livro é "Conversando com Deus" Volume 2 ou 3 de Neale Donald Wash.
Espero que reveja seus conceitos, já que o atual não funciona bem para ninguém e o sistema que acredito não é uma Utopia mas uma possibilidade viável, basta quere-la e arregaçar as mangas para pô-la em prática.
Fique com Deus.

Laguardia disse...

Sandra

O que você descreveu é o capitalismo. É o que Peter Druker defende.

O que você chamou de capitalismo é o que chamamos de capitalismo selvagem.

Como países capitalistas eu classifico os países Escandinavos, a Alemanha, França etc.

O Brasil é uma mistura do pior do socialismo com o pior do capitalismo selvagem.

O ue entendo por capitalismo é aquele regime em que as pessoas têm justiça social, ou seja, como você disse têm um básico, talvez através do imposto de renda negativo proposto por Milton Friedman, e acrescentam mais de acordo com os seus esforços.

Um regime onde o estado está focado em prover atendimento a saúde de boa qualidade, educação pública também de boa qualidade, segurança pública e onde o aposentado não tem que se preocupar com a seguridade social pois poderá prover por seu sustento com a aposentadoria que recebe do governo.

O governo não está focado em administrar empresas mas sim em controla-las impedindo o monopólio, o oligopólio etc.

Como você pode ver estamos falando a mesma lingua. Só que chamo isto de capitalismo

Sandra Vargas Polastre disse...

ih, preferia que inventassem um novo nome porque esse não presta. Tá igual a suástica que Hitler usava quem diria que aquele símbolo já foi positivo e apenas desvirtuado invertendo o sentido...

Laguardia disse...

Sandra convite aceito.

Primeiro vou descrever o sistema em que acredito e pelo qual luto.

Chamo de capitalismo, mas o nome é o que menos importa. Mas vamos chama-lo de princípios critãos - não vou chama-lo nem de capitalismo nem de socialismo. Simplesmente princípios cristãos para o ser humano.

1. Acredito em Deus e que os dois mandamentos principais são amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo.

2. Acredito ser possível termos um sistema de justiça social. Um sistema onde o cidadão é tratado pelo estado com diginidade.

Ou seja o estado é responsável por prover a todo o cidadão saúde pública de boa qualidade. Não é preciso se comprar um plano de saúde alternativo porque o SUS não presta. Um sistema digno de saúde pública é direito de todo o cidadão.

2. O estado deve se preocupar com o nível educacional de toda a sociedade. É inadmissível que tenhamos crianças e adolescentes fora das escolas e que tenhamos de criar cotas para entrar na universidade por causa do baixo nível do ensino público.

3. O estado tem que prover segurança pública. Não podemos viver trancados em nossas casas cercados com cercas elétricas e alarmes com medo de ladrões.

4. O aposentado tem que receber uma aposentadoria digna. Uma aposentadoria que lhe permita ter uma vida no padrão que tinha antes de parar de trabalhar.

5. A riqueza não pode ficar concentrada nas mãos de uns poucos. As ações das empresas devem ser pulverizadas nas mãos de milhares de pessoas e trabalhadores e não nas mãos de poucos industriais ricos.

6. A função do governo não é o de administrar empresas. É de promover a justiça social e fiscalizar as empresas para que não formem monopólios nem oligopólios. Que respeitem as leis trabalhistas, que tratem seus funcionários e a comunidade com dignidade e que tenham responsabilidade social. É impossível ao governo exercer estas funções se ele administra empresas de sua propriedade. Como é que o governo pode fiscalizar a si proprio?

Além do mais a administração de empresas faz com que o governo perca o seu foco de trabalhar em prol da justiça social e abre mais uma porta para a corrupção e o uso político da coisa pública em favor de um ou outro partido no poder.

7. O cidadão tem que ter o direito, de acordo com o seu empenho, esforço e trabalho, ser recompensado por isto.

8. As diferenças salariais devem ser bem menores do que são hoje no Brasil. Isto é deve haver um maior achatamento salarial.

9. Os cidadãos devem ter moradia digna, através de programas de construção de casas em regime de mutirão ou mesmo financiamento, tipo o Sistema Financeiro da Habitação.

10. Falta de ética, corrupção e imoralidade não devem ser admitidos na política nem na vida privada. Corrupto e corruptor devem ser punidos igualmente.

11. A liberdade é fundamental, principalmente a liberdade de imprensa. Toda a unanimidade é burra diz um ditado popular. Acho que o debate de idéias diferentes enriquecem a democracia. Podemos ter idéias diferentes e nos respeitarmos uns aos outros. Podemos aprender através da diversidade de idéias.

12. Acredito que é mais importante ser do que ter. Isto é para mim vale mais ser honesto, ser ético e moral do que ter riquezas e bens materiais. Ética, honestidade moral e amor ao próximo são as riquezas que deixo para meus filhos e netos e que a traça e a ferrugem não corroem.

Antes ser pobre e honesto do que rico e dosonesto.

Bem acho que estes 12 pontos são um bom começo para um debate respeitoso e que só vai contribuir para nosso enriquecimento intelectual;

Sandra Vargas Polastre disse...

Se eu tivesse certeza que essa Utopia não ia ser um inferno, concordava plenamente contigo. Mas como estamos e no nível de evolução que estamos só eu completamente surtada para aceitar privatização, principalmente como estão querendo fazer com a Petrobrás. Os políticos caem de pára-quedas, só fazem aquilo com M maiuscúlo e a culpa vai para a empresa que é formada por mão de obra especializada e CONCURSADA, ao contrário dos pára-quedistas- políticos ou irmão, primo, sogra, mãe de político. O que necessitamos é blindarmos as empresas públicas tal como tem sido feito na Infraero, fechando tudo e criando regras inrrevogáveis para os cargos, se tudo correr bem e conseguirmos implantar todo o plano seremos um sucesso a ser copiado até pela Petrobrás.
Fique na Paz.