terça-feira, 23 de junho de 2009

A Visão do Leitor

Mais um comentário do leitor que deve ser respondido.
Agapelegein disse...

Ao autor da mensagem que comento:

Eu não entendo porque se diz que o atual governo é o mais corrupto de nossa História (do Brasil?). Para se entender o que é corrupção devemos conhecer um pouco de nossa História.

Digo que este é o governo mais corrupto de nossa história porque já vivi mais de meio século da história do Brasil. História sempre foi a minha matéria preferida, inclusive na faculdade. Digo que este é o governo mais corrupto de nossa história devido a degradação que vem ocorrendo nos três poderes de nosso estado, da impunidade e da forma displicente como o governo e os parlamentares tratam o assunto. É um absurdo o presidente da república dividir o país em duas classes sociais, uma imune as leis e outra do resto. O presidente defende a corrupção do uso das verbas indenizatórias porque ele também abusou delas quando deputado federal. Defendeu o uso ilegal de Caixa 2 por seu partido alegando que os outros também o fizeram.

A corrupção e a degradação moral de nossa nação não se originou no governo do Presidente Lula.

Nunca afirmei que a degradação moral de nossa nação se originou no atual governo. Mais continuou e aumentou. Tenho que combater a degradação moral que ocorre hoje para que não ocorra mais no futuro. De nada adianta combater o que já passou.

Aliás, o presidente não governa sozinho, e muitos líderes políticos ditam as regras também(há os senadores, o presidente da Câmara dos Deputados, os ministérios públicos, e ainda há os poderes das unidades federativas).

O presidente não governa sozinho, graças a Deus, mas ele é responsável pelos atos de todos os funcionários a ele subordinados, ele é responsável pelo poder executivo e jurou fazer cumprir a Constituição, as leis e as decisões judiciais. Ao defender José Sarney dizendo que o senador deveria ter um tratamento especial diferenciado do resto dos cidadãos deste país ele cometeu um crime de responsabilidade, desrespeito o juramento que fez.

Para se entender a miséria de nossa nação é preciso entender bem o que os governos anteriores fizeram. Por exemplo: a grande criminalidade e exclusão social que temos no Brasil não surgiu hoje, pois houve anos de descaso.

Realmente a grande criminalidade e exclusão social não surgiu agora. Mas isto justifica o fato de nada ser feito para melhorar a situação? Isto justifica o descaso deste governo para com os menos favorecidos? Como já mencionei não posso ficar falando do passado. Tenho que condenar os erros do presente para que possamos ter um futuro melhor.

Se olharmos bem as grandes favelas cariocas e paulistas entenderemos que elas cresceram porque uma minoria dominadora que sempre se manteve no domínio político nada fizeram quando governaram. Basta dar uma boa lida na literatura de Lima Barreto que toda essa miséria já era sentida e denunciada.

Isto justifica que o governo atual continue na mesma trilha dos governos anteriores? O programa que o governo ensaia para prover casa própria para a população carente não é inovador. Carlos Lacerda quando governador do Estado da Guanabara por volta de 1962 ou 1963, já desenvolvia construção de casas para dar uma melhor condição de moradia para quem vivia em favelas. A Vila Kennedy é um exemplo. Pena que não deram continuidade ao programa por uma série de razões.

Quando lemos a Constituíção de 1988 logo percebemos que tudo que está escrito ali mas parece um conto de fadas, pois até hoje a questão da educação (o direito mais básico do homem) é tratada como uma piada de mal gosto.

Nossas leis têm sido feitas para proteger os políticos e punir os demais. A educação pública é lamentável. E o que o governo atual faz? Em vez de melhorar a qualidade do ensino, cria cotas para enganar o povo. Não custa nada criar cotas.

O que Fernando Henirque fez quanto a questão social?

Você deveria ter a curiosidade de ler a lei que Lula assinou criando o Bolsa Família, a Lei no 10.836, de 9 de janeiro de 2004, você vai ver que no primeiro parágrafo diz que o Bolsa Família é a unificação dos programas sociais de governos anteriores. O maior benefício social feito para o povo brasileiro foi o fim da inflação e a estabilidade econômica iniciada com o Plano Real em 1994 durante o Governo Itamar Franco. É só ver as estatísticas do IBGE para comprovar este fato.

Basta entender o que é Neoliberalismo e a sua influência no Brasil que entenderemos o que herdamos dele. O mal tem suas raizes longas e ele ganha diversas facetas, depende de quem o está olhando.

Pelos seus comentários vejo que você conhece o neo liberalismo só de ouvir falar.
Recomendo a leitura do livro sobre o assunto escrito por Milton e Rose Friendman, aí então poderemos trocar ideias sobre este assunto sem o preconceito de esquerda que existe sobre um sistema que deu tão certo em outros países como o Chile, por exemplo.

Sou cristão, e vi muitos irmãos trabalharem na construção de templos sem nenhum direito trabalhista, mesmo os pastores sabendo disso e vendo que os dízimos poderiam cobrir os gastos.

Infelizmente isto que você diz é verdade em muitas igrejas, não a minha, onde temos membros que não compactuam com a ilegalidade. Não só respeitamos as leis trabalhistas como as demais leis e regulamentos que regem construções etc. Não somos como Lula que acha que se os outros cometem ilegalidades ele também pode cometê-las.

Agora pergunto: será que preciso mesmo comprar uma grande briga com políticos de esquerda ou de direita para fazer o meu pais dar um passo à frente?

É preciso sim comprar uma grande briga com qualquer um que não seja honesto, ético e moral. Como Cristão você já deveria saber disto. Temos que seguir os passos de Cristo que comprou uma grande briga contra o mal e pagou com a sua vida.

Acho que não, pois muitas leis já estão escritas em prol dos cidadãos: basta eu exigir de minha denominação que assine a carteira profissão dos obreiros, basta exigir de minha igreja que monte escolas para analfabetos, basta eu não permitir que o político A ou B venha na minha igreja dizer isso ou aquilo, basta eu incentivar as pessoas a lerem e estudarem a Constituição, a História, a não acreditar em tudo o que se ver na TV, pois se deve entender que a TV pertence a um empresário, e como tal ele quer lucros e para isso ele cometerá muitos crimes. Enfim, basta eu desconfiar das aparências, e me perguntar: o que é isso?

Aqui você está coberto de razão. Isto é o que chamo de exercer a cidadania. A minha igreja tem escolas para analfabetos, tem universidades, tem trabalhos para crianças em condições de risco, trabalhos para geração de renda onde as pessoas trabalham e comercializam os frutos de seu trabalho. Nas escolas dominicais aprendemos que o Cristianismo não está restrito as quatro paredes da igreja. Aprendemos a questionar. Aprendemos que tal e qual os profetas do Velho Testamento temos o dever e a obrigação de exortar os governantes quando se corrompem e faltam com a ética, a honestidade e a moral.

Espero que o Espírito Santo te faça ver que você tem responsabilidade, como cristão de lutar por um Brasil melhor. Como cristão você não pode se acomodar e justificar os erros do presente com os erros do passado.

Lembre-se - Os fins não justificam os meios.

5 comentários:

Marcos Pontes disse...

Percebeu? O governo e seus partidários tentam justificar as bobagens e desonestidades praticadas ou corroboradas pelo atual governo a partir dos erros alheios, como se quem acusa o governo Lula de corrupção estivesse, automaticamente, defendendo um determinado outro governo.
Independentemente dos demais governos terem sido corruptos - e o foram desde 1500 -isso não isenta o atual, que se dizia ser o último exemplo de honestidade no Brasil, de combater, coibir e pedir a punição dos corruptos, mesmo os que estejam em sua base de apoio ou no seu ministério.
Ao dar guarida e ombro amigo a quem é acusado de corrupção, Lula nada mais faz do que admitir a desonestidade de olhos fechados, o que é um crime de responsabilidade.

Acervo da Teologia disse...

Boa noite meu caro amigo. Estou te agradecendo pelo comentário no meu blog, e concordo plenamente com o senhor, pois é uma triste realidade e uma vergonha os políticos e as Leis do nosso Brasil. Só por um milagre de Deus nesse Brasil, para melhorar.

Boa noite e um abraço.
Michael Rossane

Cachorro Louco disse...

Meu caro Laguardia , boa noite. Essa discussão é pesada ,mas pode dar frutos .Eu conversei exatamente isto com um amigo de uma Igreja Batista da zona norte .A minha opinião é que os pastores não podem só cuidar do rebanho visando o dia em que Cristo virá .Este rebanho está vivo e atuante no país e precisa orientaçaõ para viver neste planeta ,da melhor forma possível,e não pode esperar a chegada do Senhor num estado contemplativo.Todos tem problemas espirituais ,mas tambén terrenos,dos quais o pastor deve cuidar também.Acredito que independente da denominação ,cada pastor em sua igreja tem de orientar os irmãos acerca das coisas terrenas ,inclusive política .Sei que este papo escandaliza muita gente ,mas acredito que a ultima fronteira para a salvação do país politicamente esteja nas igrejas .Os pastôres não precisam fazer propaganda de candidatos ,mas se pudessem elucidar suas comunidades ,estes irmãos não votariam em pessoas erradas ,que às vezes até vão às igrejas com promessas ,para conseguirem votos.Nós cristãos temos um peso muito grande no total da população.Eu gostaria de ver as igrejas debatendo temas terrenos para elucidar as pessoas .Quando a ditadura do proletariado estiver instalada será tarde,pois êles vão fechar igrejas e confiscar nossas bíblias .Pense nisso, e ponha em discussão na sua igreja .Abraços

Joel Neto disse...

Laguardia

Mais um pouquinho e você vem para o lado do bem e deixa os canalhas da direita.

Mais um pouquinho e você se convence que não vale a pena defender aqueles que te roubam todos os dias através dos impostos que você paga sobre tudo que consome.

Mais um pouquinho e você passa a defender a justiça social e abandona aqueles que dividiram o Brasil em duas classes. A de seus pares em Brasília e a do resto do povo que sofre.

Mais um pouquinho e você abandona a política do coronelismo do asfalto.

Abandona Tasso, FHC, Bourhausen, Serra, Agripino Mia, Rathur Virgilio, e os ACMs que desgovernaram o Brasil durante 500 anos e apoia o governo que mais fez, faz e fará pelos pobre do país.

Seja bem vindo!

Direita Bem Informada disse...

.

O problema é o discurso do antes e depois do Lula.

Antes ele dizia que iria chamar todo mundo numa mesa e conversar para evitar a corrupção. Agora ele diz ao povo: "O PROBLEMA É DO SENADO E NÃO NOSSO".

.