quinta-feira, 25 de junho de 2009

Mais desrespeito as leis na América Latina

O presidente de Honduras, Manuel Zelaya, aprofundou a crise política no país nesta quinta-feira ao afirmar que vai ignorar uma decisão da Suprema Corte que lhe ordenou a readmissão do chefe do Estado Maior das Forças Armadas. O general Romeo Vasquez foi demitido por se opor a uma consulta popular defendida pelo presidente, e a sua readmissão foi determinada nesta quinta-feira pela principal corte do país. Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u586448.shtml

Mais um governante de um pais latino americano, que tenta, ao arrepio da lei, mudar a Constituição do seu país na marra. Estamos voltando a época dos caudilhos. Já temos diversos; Hugo Chaves, Evo Morales, Rafael Correa, Fernando Lugo, Daniel Ortega e tantos outros.

5 comentários:

Joel Neto disse...

Pelo que eu saiba cargo de ministro é em qualquer parte do mundo, seja o regime presidencialista, parlamentarista, monarquia, etc é competência do chefe de governo ou estado. Nunca competência do judiciário. Mas, posso estar enganado, não é mesmo?

Laguardia disse...

Briguilino

Vamos te esclarecer uma coisa que você invariávelmente se esquece por conveniência.
1. As leis e a Constituição variam de pais para pais. Portanto esta história de que todo mundo age da mesma forma é mais furado do que tabua de pirulito.

2. O que está em discussão aqui, e que você como sempre quer criar uma cortina de fumaça, é que o judiciário e o legislativo já disseram que de acordo com as leis e a Constituição de Honduras o presidente não tem autoridade para convocar um plebiscito.

3. É competência do judiciário determinar se um determinado ato do executivo é ou não legal, e é responsabilidade do executivo cumprir as leis do país.

Mas isto é muito difícil para um lulopetista entender. Quem admira um regime de tirania como o de Cuba e do Irã nunca vai entender o que é uma democracia muito menos a divisão de poderes no estado democrático de direito

Cachorro Louco disse...

Caro Laguardia ,boa tarde .Fiquei com falta ontem ,meu PC deu pau e não pude entrar na rede,mas hoje está tudo bem.Só quero dizer uma coisa : Comunista é igual tiririca ,se você não exterminar ,cresce de novo ,e atrapalha o crescimento do seu jardim.Tem de arrancar pela raiz e deixar secar ao sol .Abraços

Marc disse...

Não tem jeito: a gente explica, explica, e eles continuam não entendendo nada

Marc disse...

Briguilino é o mais recente petralha chato e tapado. Não demora ele vai voltar para os blogs de seus cumpanheiros: não vai aguentar porrada muito tempo.
Sem querer ofender...