quinta-feira, 4 de junho de 2009

Manipulando Estatísticas

Depois de ouvir as explicações da Ministra da Casa Civil sobre o PAC, cheguei a conclusão que o livro ao lado é a leitura de cabeceira do pessoal do governo.

O título em Português é Como Mentir com Estatísticas, e isto todos os ministros do governo sabem fazer muito bem.

A Ministra contestou as estatísticas de que apenas 3% da obras do PAC estavam concluídas. Ela afirmou que este índice era de 15%. Mas como ela mesma deixou escapar, não contabilizou nas estatísticas as obras de saneamento nem as habitacionais.

Se ela tivessem eliminado também as obras que ainda não saíram do papel e as obras que ainda não estão concluídas, como fez com as obras habitacionais e de saneamento, chegaria a brilhante conclusão que 100% das obras do PAC foram concluídas.

O mesmo fez o Ministro da Fazendo, quando num encontro com jornalistas, falou em crescimento do PIB de 1% e o documento distribuído mostrava uma retração no PIB de 0,3%.

Estatísticas são para ser analisadas e não aceitas como verdade sem analise e questionamento. Uma pessoa com os pés dentro de uma barraca aquecida a 30º e a cabeça do lado de fora da barraca a uma temperatura de 10º estará a uma temperatura média bem agradável de 20º.

Mas será que esta pessoa estará confortável?

As estatísiticas são manipuladas de acordo com nossos interesses e como o governo sabe que nem todos tem este conhecimento, usa e abusa da manipulação de números a seu favor.

3 comentários:

CPI Brasil (Roy Lacerda/Editor) disse...

Nobre amigo Laguardia: Como profissional da imprensa,lido há mais de trinta anos tb no meio político. Se me permite, darei uma rápida explicação sôbre como funcionam as "pesquisas". A parte interessada,solicita uma outra,se a primeira não for favorável.E é esta que é divulgada para a opinião públca. Desta forma,dificilmente,o resultado é negativo.(Roy Lacerda).

José de Araújo Madeiro disse...

Laguardia,

O trabalho é árduo. Mas vitória sem sacrificios é brincadeira e não deixa experiência. Por isto é que devemos resistir, nunca desistir, se o fruto é para gerações e não para nós.
Estamos trabalhando junto ao Movimento Nação Mestiça, da Amazônia, mas fiquei martelando à idéia, depois que li um artigo sobre o aborto, referindo à proposta da Neo-linfática Dilma Rousseff. Precisamos de pessoas para trabalhar por uma sociedade de defesa da vida e da liberdade, tipo ONG e sem fins lucrativos. Vamos prosperar na idéia, OK?!

Att.
Madeiro

V.F disse...

A questão da manipulação é flagrante no Brasil. Os grandes veículos de comunicação de massa pertencem a políticos que, por sua vez, só divulgam o que acham convenientes em nome se seus próprios interesses.