
O governo Lula manteve a política econômica implantada por Itamar Franco em 1994, com a indicação de um banqueiro, eleito deputado federal pelo PSDB, Meirelles. Desde 1994 o Brasil vem melhorando economicamente e sua dependência ao FMI diminuindo a medida que a economia melhorava.
Falar que graças a Lula o país pagou a dívida com o FMI e acumulou 230 bilhões de dólares em reservas, é uma inverdade, uma injustiça que se comete contra todos aqueles trabalhadores e governantes que durante todo este tempo se sacrificaram pelo bem do Brasil. A maior parte do governo Lula foi de crescimento econômico mundial que ele não soube aproveitar, e o Brasil cresceu a taxas pífias.
É muito fácil fazer o que Lula adora fazer, festa com o chapéu dos outros.
É interessante a afirmação de que Lula tirou 12 milhões de pessoas da miséria. Se assim fosse não haveria 12 milhões de pessoas recebendo Bolsa Família.
Você só tira uma pessoa da miséria quando você promove sua inclusão na sociedade e ela passa a se auto sustentar sem a necessidade de ajuda do governo. O que Lula fez foi um programa eleitoreiro onde mantém 12 milhões de pessoas na miséria, pois não promoveu sua inclusão social, e as tornou eternamente dependentes do governo. É um programa que não dignifica o ser humano.
Aliás, Lula, para se manter no poder, necessariamente tem que manter estas pessoas na miséria.
Outra grande mentira é que Lula tornou o Brasil credor do sistema capitalista. O anônimo não sabe o que é capitalista, ou não entende nada de FMI.
O FMI, Fundo Monetário Internacional, é como se fosse uma cooperativa de crédito, onde os membros contribuem mensalmente com um determinado valor e que lhes dá direito a tomar empréstimos dentro de certas regras.
Então, eu como participante de uma Cooperativa de Crédito contribuo mensalmente, quando preciso de dinheiro tiro um empréstimo a juros de mercado (é assim o regulamento das Cooperativas de Crédito no Brasil), quando acabo de pagar o empréstimo, minha contribuição não cessa, pois este dinheiro vai para empréstimo a outro cooperado mais necessitado. Isto significa que me tornei credor? De forma alguma.
A mesma coisa aconteceu com o Brasil em relação ao FMI, e esta não é a primeira vez na história que o Brasil continua contribuindo sem ter empréstimo para pagar. Será que o anônimo entendeu?
Com relação a dívida estou publicando um gráfico emitido pelo Banco Central. Talvez o anônimo tenha mais facilidade em entender um desenho. Mais informações sobre a dívida pública em Blog do IZB - Dívida Pública Explode

Depois que o país pagou o FMI, acumulou 230 bilhões de dólares em reservas, retirou 12 milhões de pessoas da pobreza absoluta e reduziu sua dívida de 54% para 46% do PIB, tornando-se credor do sistema capitalista, ao invés de devedor, acho que deveríamos fazer uma reflexão sobre o papel do Lula na nossa história.