segunda-feira, 1 de junho de 2009

A Voz do Leitor


Anônimo Jucá disse...

José Serra ainda é o favorito para vencer as eleições em 2010. A não ser por dois pequenos detalhes: um, o eleitor. O segundo, a conjuntura.

Conjuntura? Quem é esse cara?

A conjuntura mostra que o brasileiro está satisfeito com o Brasil. As coisas não estão às mil maravilhas, mas estão melhores que antes. E o Brasil, francamente, é "o cara" na conjuntura política e econômica internacional.

Quem diz que o Brasil está melhor do que antes? Temos mais corrupção. Nunca na história deste país se roubou tanto. Nosso sistema de saúde pública é um desastre onde milhares de pessoas têm atendimento precário e de má qualidade.

Nosso sistema de ensino, provado pelo ENEM mostram que o sistema público de ensino está sucateado. Tanto que o governo tenta maquiar o problema com a constituição de cotas em lugar de investir na melhoria do ensino público.

A segurança pública está abaixo da crítica. A seguridade social uma calamidade, é só perguntar a qualquer aposentado que contribuiu 35 anos pela previdência e vê seus ganhos serem reduzidos dia a dia em valor de salários mínimos.

O Brasil é o cara na conjuntura econômica mundial? Grande piada. Crescimento pífio há anos, taxas de desemprego maiores do que nos países desenvolvidos. É isto que é ser o cara? Só se for o Cara de Pau.

O mundo caminha à esquerda. Não é um fenômeno apenas brasileiro. Nem é a esquerda tradicional, aquela de muito discurso e pouco resultado. É a esquerda "de resultados".

Que mundo que caminha a esquerda? Só se for o mundo dos países miseráveis como a Venezuela, a Bolívia, o Equador, a Guatemala, Cuba, Coréia do Norte, Paraguai e Brasil.

O Mundo desenvolvido com menos diferenças sociais e melhor distribuição de renda caminham a direita. França, itália, Coréia do Sul, Japão, Dinamarca, Suécia, Noruega, Holanda, etc. Sem falar que a China está se desenvolvendo mais rápido do que o Brasil graças ao seu afastamento paulatino e gradual do socialismo, abraçando cada vez mais o capitalismo. O Cara na economia mundial em termos positivos é a China, a India, a Coréia do Sul, Taiwan etc. Países capitalistas ou se movendo para o capitalismo e não países se movendo para a esquerda.

Quem aqui acredita que o Hugo Chávez e o Evo Morales são populares em seus respectivos países apenas pelo discurso fortemente ideológico? Ora, gente, deixem de bobagem. Ambos prometeram entregar o almoço e entregaram. Talvez não tão bom quanto esperavam os comensais. Mas o rango saiu. Talvez o prato tenha vindo com "menas" carne que o prometido, com abobrinha no lugar do ovo. Mas o PF foi entregue.

O número de pobres e miseráveis vem aumentando na Bolívia e na Venezuela. Na Venezuela o índice de inflação é um dos mais altos do mundo. O rango não aumentou. A miséria foi socializada. Os governantes se tornaram mais ricos, e o povo mais pobre. Na Venezuela há escasses de mnantimentos, falta comida para o povo. Na Coréia do Norte comida é enviada pela China e pela Rússia para um povo que morre de fome.


E, da mesma forma, Lula entregou o almoço no Brasil. O almoço veio no Bolsa Família. Nos aumentos do salário mínimo. Na criação de escolas técnicas. Nos empregos criados nos estaleiros do Rio de Janeiro. No ProUni. No programa habitacional Minha Casa, Minha Vida -- que é um sucesso extraordinário de público. Nas obras do tão criticado PAC. Na mera existência melhorada do SUS, o maior programa de saúde do mundo.

O Bolsa Família deveria ter sido um programa emergencial dentro do programa de inclusão social do Fome Zero. Na medida em que mais pessoas fossem saindo da miséria e se tornassem cidadão produtivos, deveriam ir saindo do Bolsa Família que cada vez teria menos assistidos, Não foi o que aconteceu. O número de assistidos aumentou, clara indicaáão de que o programa Fome Zero faiu, tanto que hoje só se fala em Bolsa Família, que é um programa que não dignifica o ser humano, apenas o mantém dependente do governo e não promove sua integração social.

Quando o muro de Berlim caiu, a direita imaginou que poderia turbinar o capitalismo às custas do chicote no lombo da malta. Nasceu o neoliberalismo. Da reação a ele, na América Latina, nasceu o "socialismo do século 21", ou como você quiser chamar esse modelo que mistura iniciativa estatal com iniciativa privada, democracia "burguesa" turbinada com plebiscitos e referendos, as tradicionais liberdades democráticas mas, acima de tudo, uma mesa de almoço mais ampla, com mais gente, graças a políticas públicas de inclusão social.

A queda do Muro de Berlim propiciou a Alemanha Oriental ser reintegrada ao mundo capitalista e sair da situação de extrema miséria em que se encontrava.

Do seu chamado "socialismo do século 21" ressurgiu na América Latina o figura do caudilho, que pensávamos já ter acabado. Aquele lider que se torna um opressor do povo, um ditador benevolente, se é que isto existe, que quer aparecer como um pai do povo, na verdade um Dom Corelone mafioso que se torna eterno. Exemplos temos em Hugo Chaves, Evo Morales, Fidel Castro, Lula e tantos outros

Estes caudilhos não conseguem conviver com a liberdade e a democracia. Realização de eleições e plebicitos por si só não convertem nehum pais em democracia. No tempo do regime militar o Brasil tinha eleições a cada dois anos e nem por isto era considerado pela esquerda como uma democracia, sem se falar que no Brasil havia alternância de poder o que não ocrre na Venezuela.

Eu conheço muita gente que acha, sinceramente, que o José Serra é melhor candidato que a Dilma Rousseff. Eu conheço gente que, sinceramente, acredita que a FIESP apóia a Dilma, não o Serra. Eu conheço gente que, sinceramente, acredita que Serra está à esquerda de Dilma. O problema, na verdade, é que quem "faz companhia" a Serra pretende cortar impostos e, ao fazer isso, terá que chutar alguns convidados para fora da mesa de almoço.

Infelizmente Jucá não entende uma coisa simples. Nossa carga tributária é uma das maiores do mundo e só reverte migalhas para o povo. Como disse antes nosso sistema de saúde, de educação de segurança, de seguridade e até mesmo de combate a pobreza não corresponde a nossa carga tributária que está sendo utilizada para financiar os mensalões de apoio ao governo Lula, ao pagamento de pensões milionárias aos anistiados, ao pagamento de cartões corporativos sem limites, ao pagamento de passagens internacionais para parlamentares e seus acompanhantes.

Quem faz companhia a Dilma e a Lula? José Saney, Jader Barbalho, Fernando Collor de Melo, Romero Jucá, Renan Calheiros e tantos outros representantes do coronelismo no Brasil.
Querem um exemplo? O Instituto Millenium, que diz incorporar todos os objetivos do "liberalismo" tradicional, promove o Dia da Liberdade de Imprensa.

O ideal de Lula e da esquerda no Brasil é o de cercear a liberdade de imprensa para que possam praticar seus crimes mais impunemente ainda.

FORA LULA E FORA PT

7 comentários:

Caju disse...

Companheiro Juca;

O blog
http://www.desabafolandia2.blogspot.com/
disponibilizou para leitura gratuita o livro "CARREGANDO O ELEFANTE" , de Renato Feder e Alexandre Ostrowiccki.

Dê uma lidinha nesse livro e volte aqui para contestá-lo, a menos, claro, que faça parte do elefante.
Um fraternal abraço ao companheiro.

Laguardia disse...

Caju

Muito obrigado pela indicação do livro. Vou publicar o post do desabafa Brasil aqui.

Joel Neto disse...

Não reconhecer que o Brasil hoje está melhor que nos desgovernos tucademos é querer cobrir o sol com uma peneira.

Laguardia disse...

Só pensam que o Brasil hoje está melhor que antes aqueles que não têm sensibilidade para com o povo que sofre e que paga uma carga tributária enorme sem ter o retorno devido.

Só pensam que o Brasil hoje é melhor do que antes são aqueles que não têm que ficar nas filas do SUS para atendimento médico.

Só pensam que o Brasil hoje é melhor do que antes aqueles que fecham os olhos para a corrupção e a roubalheira do governo Lula.

Só pensam que o Brasil hoje é melhor do que antes aqueles que não lêem as estatísticas do ENEM para ver que o ensino público piora a cada dia.

Só pensam que o Brasil hoje é melhor do que antes aqueles que não vêem que o número de pobres assistidos pelo Bolsa Família têm aumentado em vez de diminuir.

Só pensam que o Brasil hoje é melhor do que antes aqueles que não vivem de aposentadoria que diminui o valor a cada ano.

só pensam que o Brasil hoje é melhor do que antes aqueles que só vêem o próprio umbigo e não pensam no povo

Anônimo disse...

Capitalismo? Qual? Onde? O programa de estatização da economia dos EUA é de UM TRILHÃO de dólares, que não é pouco NEM PARA ELES. É maior, em termos proporcionais do que o do Evo Morales, que o do Hugo Chavez. Eles compram 60% da GM e o controle dos cinco maiores bancos, e você continua chamado isso de capitalismo? Isso é a falência do capitalismo, isso, sim!

Laguardia disse...

Anônimo

Pelo visto você não entende o que é capitalismo.

Você disse bem o governo americano comprou e nao expropriou (roubou) bancos e empresas como fez Chaves e Morales.

Apesar destas intervenções eterodoxas, a maior parte da economia americana é particular.

Saneadas as empresas elas voltarão mais fortes para o capital privado.

A crise se deve ao fato do governo não ter cumprido seu papel no sistema capitalista, ou seja, o de fiscalizar as empresas para proteger o patrimônio público.

Eu particularmente, como adepto do sistema capitalista não aprovo estas intervenções com o dinheiro do povo.

Se na sua opinião o capitalismo está falindo, o socialismo já faliu há muitos anos com o fim da União Soviética, e a transformação gradual da China em um país capitalista.

Anônimo disse...

So quem pode falar alguma coisa desse pais,sao aqueles que saem de casa todos os dias a procura de um trabalho,os que chegam morrendo nas portas dos hospitais...os que sepultam seus entes queridos,por falta de segurança....esses acham esse pais uma maravilha...rs.rs..
acorda LULINHA!!!!papa-figo nao engana +nem menino.