sexta-feira, 26 de junho de 2009

A Visão do Leitor

Blogger Briguilino disse...

Poderia publicar o que ganha um diretor da 7 irmãs? E vocês queriam mesmo era que: o os derrotados, a oposição, a tucademopiganalha indicasse pessoas para ocupar cargos de confiança no governo? Vocês ainda me matam de rir.

É impressionante a falta de conhecimento dos petralhas de plantão. O segundo parágrafo não se refere ao assunto Petrobrás, refere-se a email enviado pelo comentarista a Serra, Aécio e Kassab, para o qual não recebeu resposta, portanto não vou comentar nem publicar. Vou focar no tema salários dos executivos da Petrobrás.

1. Não são mais sete irmãs, são cinco. Exxon, Shell, BP, Texaco e Chevron.

2. A Petrobrás é uma empresa estatal brasileira, controlada e administrada pelo governo brasileiro com diretores indicados conforme critérios políticos pelo poder executivo.

3. O mercado de trabalho é totalmente diferente. O governo brasileiro nunca contrataria para presidente da Petrobrás um executivo profissional estrangeiro, por exemplo vindo da Exxon ou da Shell. Portanto como os diretores destas empresas não competem entre si não faz sentido competirem em salário.

4. Mesmo que houvesse esta competição, o custo de vida e as condições de vida, tributária etc. são bem diferentes entre os países, portanto mesmo para funções em que possa haver a transferência de profissionais de um país para o outro os salários são diferentes.

5. Como cidadão Brasileiro, sou dono da Petrobrás (aliás não sou mais pois o PT a privatizou para o partido), portanto a remuneração de seus diretores me interessa diretamente. Se eu fosse acionista da Exxon, Texaco ou BP então eu me preocuparia sim com o salário pago aos executivos destas empresas e principalmente ao desempenho deles em atingir as metas estabelecidas pelos acionistas.

6. Mesmo que houvesse competição no mercado de trabalho, e mesmo que os salários fossem comparáveis, que não o são, os diretores da Petrobrás não tem as qualificações necessárias para exercerem um cargo de direção em uma destas cinco irmãs. Os diretores da Petrobrás são escolhidos segundo critérios políticos e não técnicos.

José Sergio Gabrielli, por exemplo, tem um excelente curriculum acadêmico, de professor, etc., mas pouca ou nenhuma experiência empresarial que o qualifique a ser CEO de uma destas empresas.

O diretores da Petrobrás devem ser de confiança dos acionistas da empresa, ou seja do povo brasileiro, portanto sua administração deve ser ética, honesta e transparente. Só o fato de serem contra uma CPI que investigue sua atuação já é uma forte prova de que não merecem confiança.

Como disse antes. O melhor negócio do mundo é uma empresa de Petróleo bem administrada e o segundo melhor é uma empresa de petróleo mal administrada. A Petrobrás é o segundo melhor negócio.

5 comentários:

Marc disse...

Tem jeito não: a gente explica, explica e a petralhada não entende.
Qualquer empresa, estatal, mista ou aparelhada tem que ser administradas por profissionais.
Prumode que os caras não conseguem enxergar um palmo (palmo é muito)e ver que eles tem telefones, a Embraer exporta aviões e a Vale minérios e paga impostos e o governo (?) não mete um dedo...más como gostaria...
Parafraseando Adriana: Ô raça!

Dommet disse...

Laguardia, mostra o comparativo que mostra quanto ganha os executivos de grandes empresa - menores que a petrobras - e os da estatais. Se não sabe acessa este link:
http://petrobrasfatosedados.wordpress.com/2009/06/26/comparativo-entre-remuneracoes-de-diretores-das-grandes-empresas-do-brasil-e-do-mundo/

Laguardia disse...

Dommet

Não adianta mostrar o que não tem sentido.

Os salários dos executivos tem mais relação com o que trazem de lucratividade para a empresa do que com o tamanho desta.

Já vi o site do Petrobrás Fatos e Dados e deixei um comentário lá a este respeito. Caso seja publicado, o que eu duvido.

A Petrobrás com esta história mais uma vez abusa da falta de conhecimento do brasileiro comum em relação a políticas de remuneração.

Os executivos de empresas particulares são nomeados com base em critérios técnicos. Os da Petrobrás com base em critérios políticos.

Gabrielli, por exemplo, qual é a trajetória empresarial dele que justifique o salário que ele ganha?

Infelizmente hoje a Petrobrás e o governo Lula vivem de pregar mentiras para o povo. Não sou conivente com este tipo de atitude.

Dommet disse...

Aqui no Alto Xingu, os índios sabem que a remuneração dos Administradores e Diretores da Petrobrás é regulada por Lei da época do Governo Fernando Henrique Cardoso: Decr. N. 3.255, de 19.11.99!!!

Laguardia disse...

Dommet

Os jecas aqui do interior de Minas Gerais também lêem o Nassif e sabem fazer o cópia e cola que nem você. Porque é que você não copiou e colou também o quanto ficou determinado pela assembléia de acionistas para pagamento dos diretores?