terça-feira, 1 de junho de 2010

Durante o governo Lula o custo da extração de petróleo subiu mais de 200%

O custo de extração de petróleo no Brasil triplicou entre 2003 e 2005, segundo estudo do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), e a tendência é que tal cenário se agrave ainda mais após o acidente com a plataforma da BP no Golfo do México, nos EUA.

De 2003 para 2008, o custo de extração do barril de petróleo no Brasil subiu de US$ 3,42 para US$ 10,42 --um aumento de 205% no período--, de acordo com o trabalho do Ipea, órgão ligado à Presidência da República. Fonte: Folha Online

O governo tem falado muito no pré-sal e das maravilhas em que o Brasil vai se transformar quando se iniciar a exploração deste petróleo. Luiz Inácio Lula da Silva tem usado e abusado do pré-sal como se este óleo tivesse sido colocado lá por ele, ou se a descoberta não aconteceria se outro fosse o presidente do Brasil.

Até hoje ninguém falou do custo e das dificuldades tecnológicas da exploração do pré-sal. Segundo o IPEA o que levou ao aumento destes custo foi o cenário de escassez mundial de equipamentos e serviços da indústria de petróleo e a descoberta de óleo e gás em águas cada vez mais profundas, onde o custo de produção é maior.

Mas ainda fica a pergunta, 205% de aumento no custo de exploração entre 2003 3 2008 se deve somente a este fator, ou há também um grande fator devido a incompetência dos petistas que dirigem a Petrobrás e a tem usado como uma fonte de recursos para corrupção e enriquecimento ilícito?

Estão roubando descaradamente o dinheiro do povo e não reagimos.

É hora de dar um basta nesta roubalheira.

Nenhum comentário: